Então você quer ir pra JAM do Osmar e subir no palco pra fazer um som?
Isso é ótimo! Eu preparei aqui um guia para você saber exatamente como funciona a JAM.
JAMs existem há muito mais tempo do que eu. Elas acontecem desde muito antes de eu nascer, quando o blues estava sendo criado. Essa é uma tradição norte-americana com raízes profundas na história deles, e sua influência é sentida ao redor do mundo até hoje.
A fórmula não é complicada, mas é muito fácil virar bagunça.
Em primeiro lugar, o projeto é idealizado para ser uma JAM de Blues. E uma JAM de blues não é apenas mais uma oportunidade de microfone aberto para todos ou de praticar/estudar em público.
É bom que você saiba como uma JAM funciona e como tirar o máximo de proveito dela. Em outras palavras, esse também é um guia sobre como não parecer um impostor e nem ser chato ou inconveniente em uma JAM.
Então, o que é e como funciona? Basicamente, é um encontro de músicos que compartilham o amor pelo blues, para tocar em um local público.
Normalmente, há uma banda anfitriã que inicia o show. Depois, ao longo da noite, são chamados alguns músicos da plateia para tocar seus instrumentos com a banda. Por exemplo, podem ser chamados um guitarrista e um cantor, ou apenas um baterista. Isso depende de vários fatores, mas, em geral, o anfitrião tenta dar a todos a chance de tocar enquanto tenta formar os melhores grupos para manter o entretenimento para o público presente.
Para os desavisados, isso pode parecer uma receita para o desastre. Mas o segredo está na simplicidade. Nem todas as músicas são boas candidatas para uma JAM e a função do anfitrião é identificar quem conhece as fórmulas do blues e quem não conhece, garantindo que tudo corra da melhor forma possível.
As JAMs também atraem mais fãs para ouvir o blues ao vivo em sua forma mais espontânea e autêntica.
Se você é um músico que ama o blues e quer ir na JAM do Osmar, aqui estão algumas dicas simples e importantes para evitar algumas armadilhas e contratempos.
Se você seguir essas dicas, obterá o máximo de proveito da JAM, evitando contratempos. Os outros músicos o aceitarão como um colega, você terá mais tempo de palco, e, se tiver sorte, experimentará a magia que acontece quando se tem um momento especial no palco. Isso é uma bênção que acontece de vez em quando.
Para os músicos é uma oportunidade única de tocar blues com colegas talentosos. Para os fãs na plateia, por um couvert simbólico, você terá a oportunidade de ouvir alguns dos melhores blueseiros locais se apresentando juntos, um espetáculo incrível, com surgimento de novos talentos e a empolgante imprevisibilidade que apenas uma JAM de blues pode proporcionar.
Finalmente, de novo e o mais importante: É uma JAM de Blues. Toque como se tivesse algo importante a dizer e não algo a provar para os outros.
Banda focada no blues tradicional de Chicago e principalmente na harmônica, reinterpretando os clássicos.
Receba notícias sobre shows, novidades, sorteio de brindes, ingressos e muito mais!